Ana João e a Energia em Conserva

Ana João Barbosa da Silva Martins natural de S. José de São Lázaro em Braga nasceu a 4 de Novembro de 1983.

Estudou na escola André Soares, seguiu para a Escola Secundária Carlos Amarante e terminou o secundário na Escola Secundária D. Maria II. Continuou os estudos na Universidade do Minho na licenciatura em Física e após a licenciatura fez o mestrado em Física na área dos materiais avançados – micro e nano estruturados com tese intitulada “Produção e caracterização de filmes finos de óxido transparente condutor, de óxido de zinco dopado com gálio por pulverização dc pulsada”.

Ana Martins

Que passo se seguiu após a conclusão do Mestrado?

“Já faço investigação desde 2002. No meu 2º ano da Universidade fui convidada para fazer investigação pelos professores Vasco Teixeira e Joaquim Carneiro. Quando terminei o mestrado tinha já trabalhado em cerca de 6 ou 7 projectos de investigação e tinha também estagiado em Lisboa no INETI, actual DGEG, na área de solar térmico.

Fui convidada, na semana em que terminei o mestrado, a integrar uma bolsa de investigação, onde fiquei um ano.  Consegui uma bolsa de Doutoramento mas não aceitei pois tive uma proposta de trabalho na Plastrofa, na indústria dos plásticos.  Fui contratada para fazer investigação.”

E a investigação?

 

“Percebi que a investigação na empresa não ia ao encontro das minhas perspectivas e, após 8 meses na Plastrofa, decidi avançar com a Energia em Conserva. Criar o meu próprio posto de trabalho e a minha inovação.

Com o meu marido, na altura namorado, Edgar Moreira, criamos em Janeiro de 2011 a Energia em Conserva. E já lá vão 5 anos.”

IMG_8398

O que é a Energia em Conserva?

“É uma empresa que se dedica à eficiência energética e à sustentabilidade nas suas várias vertentes.

  • Projectamos e instalamos sistemas solar térmico;
  • Projectamos e instalamos sistemas de energia renovável fotovoltaica, eólica e hídrica para:
    • autoconsumo
    • venda à rede ou
    • sistemas isolados
  • Auditorias energéticas à indústria e serviços;
  • Certificação energética e acústica;
  • Comercialização de “Fuel Cells” para diminuição do consumo de combustíveis;

Edgar Moreira

Quais as maiores dificuldades encontradas quando iniciaste a Energia em Conserva?

“No início a nossa maior dificuldade foi ganhar a confiança dos clientes não tendo a Energia em Conserva histórico nenhum e não tendo a empresa como estratégia a aposta em preços baixos.

Começamos a fazer trabalhos a familiares e amigos. Esses primeiros trabalhos geraram oportunidades para trabalhar com os amigos dos amigos e familiares.

Tivemos também clientes que nos aceitaram sem histórico. Este pequeno grupo, que nos abriu as portas numa fase inicial, foi o suficiente para, em conjunto com a criação de parcerias e muito trabalho comercial de porta a porta, começar a ganhar nome no meio.”

Tanto orçamento que demos!!!”

Que recomendações tens para quem está a começar um negócio?

“A carga burocrática associada à criação de uma empresa é muito exagerada e é muito fácil a um novo empresário entrar em incumprimento com o Estado se não estiver apoiado por um bom contabilista.

Esta é então a minha recomendação, encontrar um bom contabilista que nos apoie no processo de criação e expansão de um negócio.

Com o apoio adequado vamos estar sempre a par das obrigações com as finanças, segurança social, vamos evitar o pagamento de multas por atrasos ou outros incumprimentos.

A informação prestada pelo contabilista é fulcral para o sucesso da organização. O que pagamos ao contabilista, se for bom, não é custo, é investimento.”

E o que fazes quando não estás a trabalhar?

“Tenho uma menina de 1 ano de idade que é a coisa mais linda do mundo e é com ela e com o meu marido que passo a quase totalidade do meu tempo livre. Gosto muito de brincar com os meus gatos e, mais recentemente, comecei a praticar Crossfit e a fazer sushi.

Quem quiser entrar em contacto com a Ana Martins da Energia em Conserva pode enviar um email para anajoao@energiaemconserva.com

EnergiaEmConserva_Logo_M

Jorge Dinis Oliveira
View Jorge Oliveira's profile on LinkedIn

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s